A tricologia é o ramo da medicina que cuida da saúde dos cabelos e pelos. O objetivo dos tratamentos capilares na estética é recuperar os fios e a saúde do couro cabeludo. As técnicas normalmente utilizadas são: laser, fotobiomodulação, dermaroller, infusão transdérmica e desobstrução folicular. A alopécia, mais conhecida como queda de cabelo, tem diferentes causas e é o principal problema tratado na tricologia.
Os tipos mais conhecidos são a alopécia areata e a androgenética (calvície). Alopécia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de fios em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo. Já a androgenética é um problema que atinge homens e mulheres, porém é muito mais comum em homens, porque está diretamente relacionada aos hormônios sexuais masculinos. Existe também a alopécia areata universal, quando todos os pelos do corpo caem. Os motivos da queda de cabelo podem ser diversos: fatores hereditários, traumas físicos, reposição hormonal, interrupção de anticoncepcional, problemas emocionais e quadros infecciosos.
A avaliação médica é essencial para ter um diagnóstico correto e para escolher o melhor tratamento. Microinfusão de medicamentos na pele, microagulhamento, aplicação de fármacos na região, cremes ou injeção de corticosteroides, lasers e intradermoterapia capilar são as opções de tratamentos que visam a controlar a doença, reduzir as falhas e estimular o folículo a produzir cabelo.